Energy

Energy

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Relatório 2.º trimestre de 2014


 
 
Foi hoje publicado, pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (“APETRO”) um relatório sobre a evolução no mercado dos produtos petrolíferos no 2.º trimestre de 2014.
Para além de bastante útil e interessante, este relatório vem (mais uma vez) demonstrar que o peso da tributação aos combustíveis liquidos em Portugal representa a maior fatia do preço final de venda ao público.
A titulo de exemplo, o relatório refere que, no caso da Gasolina 95, o PMAI (preço médio de venda antes de impostos) é cerca de 2 c/l abaixo dos preços praticados em Espanha mas que, em relação aos PMVP (preços médios de venda ao público), a situação inverte-se chegando a haver uma diferença de 15 c/l desfavorável a Portugal. Esta disparidade é explicada pela maior carga fiscal em Portugal.

Este estudo apresenta ainda outros dados interessantes tais como a demonstração da recuperação do consumo de gasolina e gasóleo no 2.º trimestre em comparação com o 1.º trimestre de 2014 ou ainda que, no caso do GPL Auto, Portugal apresenta preços, tanto ao nivel de PMAI como de PMVP abaixo da média europeia e em linha, no caso dos PMVP, com Espanha.
Deixo-vos aqui o link para o relatório:
http://www.apetro.pt/documentos/informacao_2_trim_2014.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário